SOBRE A CIDADE – SANTA ISABEL

Categories: Eventos,sítio

portal de Santa-Isabel

O município de Santa Isabel localiza-se no estado de São Paulo, na região metropolitana da capital. Microrregião de Guarulhos, sua população está estimada em 46.645 habitantes. Conhecida como Paraíso da Grande São Paulo, a cidade é uma das três localidades que possui exemplares de uma espécie da Mata Atlântica, a árvore Buchevania Igaratensis.

 

O nome da cidade é resultado de uma homenagem a Santa Isabel de Aragão, rainha de Portugal, o município originou-se de um povoado conhecido como Morro grande, em meados de 1.770. Após um ano de existência o povoado prosperou, utilizando agricultura e pecuária como principal fonte de renda, devido ao crescimento da população o Morro Grande, foi elevado a condição de Freguesia “Paróquia Santa Isabel”. Já em 25 de junho de 1.812, tornou-se Vila Santa Isabel, posteriormente, em 1 de junho elevou-se a condição de município, passando a se chamar Santa isabel.

 

O município possui baixos índices de criminalidade, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o que torna o clima agradável para os visitantes. Santa Isabel conseguiu ótimas notas no IDEB, segundo o Ministério da Educação, a escola estadual Major Guilhermino Mendes de Andrade obteve no ano de 2009, o conceito 7,1, colocação superior a todas as escolas da região do Alto Tietê. Outro destaque no âmbito educacional, na cidade, foi a inauguração da ETEC de Santa Isabel, que oferece cursos profissionalizantes e Ensino Médio, uma iniciativa para incentivar os estudos e inserção no mercado de trabalho, além de desenvolver projetos sociais na instituição.

 

A cidade de Santa Isabel berço do desenhista Maurício de Souza, possui belos pontos turísticos e paisagens naturais. Diversas igrejas tais como: a Igreja Matriz, onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade, a Igreja Nossa senhora do Rosário construída pelos escravos em estilo colonial, é um patrimônio histórico da cidade, o Mirante do Monte Serrat com 716 metros é outro ponto interessante. Outras opções para o turismo são os recursos naturais, como a Cachoeira do Ouro Fino, 23.000 metros quadrados, parque infantil, quiosques, banheiros, vestiários, e etc. A Represa do Jaguari também compõem a opção, a extensão de 60 km encanta, ideal para pescaria e passeios de barco. Os sítios e chácaras também são bastante procurados por aqueles que apreciam o contato com a natureza e a tranquilidade

 

Texto: Bruna Aparecida Nascimento

Author: projetodesite

One Response to "SOBRE A CIDADE – SANTA ISABEL"

  1. diego Posted on 16 de julho de 2017 at 04:57

    Oi Gente, estou fazendo uma visitinha por aqui.
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens
    Gosto muito desse tipo de conteúdo um Abraço 🙂

Deixe uma resposta